Header Ads

Sobre o projeto da CNC caseira





Após dois projetos bem sucedidos de construção das minhas baterias eletrônicas caseiras, estamos de volta para mais um diário de construção. Desta vez não é para um projeto relacionado a música propriamente dita (apesar da motivação de certa forma ter sido a música), mas sim para a construção de uma CNC caseira!

O que é CNC?
Segundo a wikipedia, CNC (Comando numérico computadorizado), é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G).
Em outras palavras, falando sobre a cnc caseira que quero fazer, é uma máquina controlada por computador (através de arduino + CNC shield c/ drivers) na qual pode ser programada para executar uma série de movimentos que resultam na usinagem de uma determinada peça. Na máquina que será construída, os motores farão movimentos em 3 direções distintas, que são representados pelos eixos X, Y e Z. Conforme a construção da CNC for progredindo, vou falar tudo em maiores detalhes.


Minha motivação inicial para construir uma CNC foi a de fazer placas de circuito para pedais de maneira mais rápida, precisa e eficaz. Isso porque sempre gostei muito de pedais de efeito para guitarra. É um universo na qual pesquiso muito sobre novidades, sets, configurações, e tudo o que se relaciona a este assunto. Quando descobri que poderia fabricar meus próprios pedais, fui atrás de esquemáticos de circuitos, componentes, dicas, e até me arrisquei a fazer placas de circuito impresso via método fotográfico (vou abordar sobre isso aqui no blog). Até consegui fazer algumas boas placas, mas depois de apanhar bastante.



Depois de tanto sofrer, pensei comigo mesmo se não haveria uma forma mais rápida e fácil para fazer uma placa de circuito, e depois de algumas pesquisas descobri através de um vídeo uma tal de "máquina CNC". Havia uma placa de fenolite presa sob uma base e uma micro-retífica desbastando e desenhando a trilha nesta placa, e isso de modo totalmente automatizado. Minha cabeça terminou de explodir quando soube que esta máquina tem potencial para fazer muito mais que meras placas de circuito, como trabalhos em MDF, acrílico, PEAD (polietileno de alta densidade) e até alumínio. As possibilidades de uma máquina dessas são inúmeras, como fazer placas de circuito eletrônico, pequenas peças, trabalhados em madeira para enfeites, gravações de frases, desenhos e muitas outras coisas.


Após pesquisar muito sobre esse universo da CNC caseira, eu descobri um grupo no face na qual há várias informações interessantes de pessoas que fizeram ou estão fazendo suas máquinas. Foi lá que conheci um brother chamado Hayttle Soljnivisk que gentilmente cedeu o projeto em sketchup de sua máquina, e através deste projeto que vou me basear para construir a minha. O projeto dele foi feito em MDF 15mm, barras roscadas e corrediças telescópicas de gaveta, e para eu pegar as medidas das peças eu fiz a separação de todas as peças e salvei em um arquivo a parte (ambos os arquivos estão disponíveis para download na página de projetos). Colocarei lá também todos os itens que serão utilizados na minha máquina, vou atualizando tudo conforme o andamento do projeto.

Então este será o próximo desafio. Farei toda a documentação em vídeo do processo de construção da cnc caseira, detalhando as dificuldades e sucessos em todas as etapas. Sugestões serão sempre bem vindas!


Um comentário:

  1. Felipe, gostaria de saber se serão postados videos de montagem do eixo X (o eixo no qual se movimenta retifica) pois estou con dificuldade no corte do 3o trilho , que fica fixo no eixo Z.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.