Construção do controlador Zoom MS-70CDR
Neste post vou contar sobre o processo de fabricação do meu controlador arduino para a Zoom MS-70CDR.
Experiências na eletrônica
No mundo handmade já fiz uma (bateria eletrônica caseira), mas de eletrônica propriamente dita tenho pouquíssima experiência, na verdade estou começando a fazer isso da metade desse ano pra cá. Fiz um Supper Fuzz do Bertola... e só, hehe. Para saber um pouco sobre o mundo do arduino (que eu também não sabia nada), fui atrás de uns vídeos para compreender um pouco suas portas e seu funcionamento no geral.
Motivação
Quem tem ou teve o pedal Zoom MS-70CDR sabe que se trata de um pedal com um ótimo custo x benefício, com efeitos excelentes para um pedal do porte dele. Em contra partida ele é muito ruim de se controlar. A troca de efeitos no uso ao vivo é bem problemático, tanto no modo patch quanto no preset.
O que eu buscava
Através de uma pisada fazer a troca entre patches previamente programados. Fazendo uma pesquisa descobri que há duas formas de controlar o Zoom MS-70CDR:
1) Fazendo uma modificação no próprio pedal, abrindo ele e soldando pequenos fios nas ilhas responsáveis pelos comandos que se quer controlar. Achei essa opção muito interessante, porém meio perigoso. A modificação deve ser feita com muita cautela para que não ocorra danos ao pedal (aqui um tutorial da mod https://www.youtube.com/watch?v=XYN1hFl7bws). Vendo o vídeo da mod foi mostrado como fazer a alternância entre os modos patch/preset, e um switch (esquerda/direita) para a troca dos efeitos dentro do preset. Não era a funcionalidade que eu procurava, pois eu queria alterar entre os patches do pedal. Para isso eu teria que descobrir qual a ilha era a responsável por fazer a troca entre os patches, mas mesmo assim não ia me atender, pois eu queria partir por exemplo do patch 45 para o 50 em uma pisada, e não ficar passando por todos os patches até chegar no 50.
2) Utilizando o arduíno + um usb host para enviar sinais para o pedal por via da porta USB da Zoom.
Encontrei o (blog http://lawrencedoss.blogspot.com.br/2014/08/my-tryst-with-hacking-zoom-ms-70cdr.html) do Lawrence Doss e acabei vendo os vídeos dele mostrando as duas versões de seu controlador. Ele conta a história da falta de usabilidade do pedal e de como teve a ideia para o controlador (acesse o blog dele para mais detalhes). Entrando em contato com ele eu consegui o esquemático da parte eletrônica do controlador e também o código arduino que ele desenvolveu. Já que o arduino não possui porta USB própria para conectar dispositivos, o papel do USB host nessa jogada é comunicar o arduino com o pedal. Na montagem, o arduino e o usb host são acoplados um no outro e um cabo usb interliga o Zoom e o usb host. Basicamente o funcionamento se trata de, via código arduíno, enviar mensagens midi para a Zoom de modo que ele faça a alteração dos patches.
Funcionalidade do controlador
O funcionamento ocorre da seguinte forma: São 5 botões, 4 push buttons (on/on) e 1 3PDT (on/off). Os push buttons alternam entre ativar os patches e o stand by do pedal, então como são 4 botões, serão 4 acessos a patches/stand by. Ao pressionar o 3PDT, os push buttons irão disponibilizar mais 4 patches. Resumindo, um controlador com 8 patches divididos em 2 bancos.
O código arduino foi implementado para que sejam utilizados os 9 últimos patches do pedal (8 para efeitos e 1 para stand by), ou seja, o objetivo do arduino neste caso é enviar sinais via cabo USB para acessar os patches 42 ao 50. O patch 42 é acessado em todos os botões ao desligar o efeito, então esse patch deve ser configurado para ser o stand by do pedal (salvar o 42 sem nenhum efeito).
Construção do controlador
Para fazer o controlador eu utilizei:Arduino UNO (1x)
USB Host Shield (1x)
Push button (4x)
Leds alto brilho (5x)
Botão 3PDT (1x)
Forma de bolo nº1 teflon para a carcaça (1x)
Chapa de madeira para a tampar a parte de baixo (1x)
Antes de mais nada eu instalei os drivers para que meu notebook reconhecesse o arduino. Após isso eu baixei a IDE do arduino e carreguei o código para o arduino UNO (o Lawrence enviou via email o esquemático e o código arduino). Tive um certo trabalho para fazer compilar o código por conta de uns problemas de library, mas foram resolvidos após pesquisar, baixar e adicionar os libraries no diretório de instalação do arduino.
Após isso eu fiz a montagem no protoboard para simular o esquemático do Lawrence. De início não deu nada certo, pela falta de experiência com esquemas protoboard, mas deu liga na segunda tentativa. Conectei o cabo USB do USB host ao pedal e consegui fazer o controle dos patches, inclusive alternando entre os bancos. O próximo passo foi passar o esquema para um pedal propriamente dito.
Antes de partir para fazer a lataria do pedal eu fiz um protótipo em uma caixa de papelão para ter uma idéia de espaço no pedalboard e também de como seria a disposição dos botões e leds. Depois disso fui atrás de algo para fazer a carcaça do controlador, e numa das andanças entre lojas eu achei uma forma de pão nº1 de teflon. Tinha bastante semelhança no tamanho do protótipo de papelão, e acabei abraçando a ideia. Serrei a borda que abria pra fora para que os lados da forma pudessem ser fechados por baixo através de uma chapa de madeira. Na chapa eu fiz a fixação do arduino nas furações que ele já possui para isso (o USB Host Shield é encaixado em cima do arduino). Pedi uma ajuda pro meu pai para fazer as furações para os botões e leds na parte de baixo da forma (parte de cima do controlador).
Em seguida foi só fazer a montagem seguindo o esquema do protoboard. Para a ligação dos fios no arduino eu utilizei fios AWG 22, soldando na ponta que ia pro arduino uma barra de pino, para melhor encaixe nas portas analógicas e digitais. As portas emitem voltagem (5V), então utilizei uma das portas livres para fazer o positivo da ligação eletrônica, compartilhando entre os botões e leds. A mesma coisa foi feita para o terra (GND).
E é isso, estou plenamente satisfeito com a funcionalidade que tenho agora!
Fontes:
http://lawrencedoss.blogspot.com.br/
http://arduino-midi-control.boards.net
Créditos: Lawrence Doss
Como consigo o código arduino ?
ResponderExcluirse possivel me passa por email contato.alissonmesquita@gmail.com
ResponderExcluirPoderia por favor me passar por e-mail berg_famul@hotmail.com grato
ResponderExcluirVC pode compartilhar o codicó pra mkm
ResponderExcluirOlá amigo, fiz algo semelhante, só que o mesmo comando que envio via Pc para a pedaleira, não surtiu efeito algum via arduíno e USB host Shield. A placa parece só alimentar a pedaleira.
ResponderExcluirFizeste alguma adaptação na Shield?
Olá colega. Construí o switch e aumentei mais um canal, no caso 5 patchs e um bank. Porém, sou meio leigo em programação de C++, eu gostaria que ele ficasse igual ao FC-50 da Boss, que é muito parecido. Só não estou conseguindo avanças de 10 em 10....
ResponderExcluirBom dia sei que não é queria fazer o Downloads do projeto esta e mi dizer que a pagina não existe sera que podes mi fornecer projeto no meu email
ResponderExcluirsousasoares1542gue@gmail.com
Bom dia sei que não é queria fazer o Downloads do projeto esta e mi dizer que a pagina não existe sera que podes mi fornecer projeto no meu email
ResponderExcluirsousasoares1542gue@gmail.com
será que você poderia me mandar por e-mail o esquemático e o código Arduíno?
ResponderExcluirpedrogoncalves50@gmail.com
se possivel passa pra mim o esquema no e-mail claudio.verle@gmail.com
ResponderExcluir